Resumo

O presente trabalho pretende analisar a abordagem de esporte coletivo proposta por Claude Bayer (O Ensino dos Desportos Colectivos, 1994), Oliveira & Graça (organizadores do livro O Ensino dos Jogos Desportivos, 1995) e Julio Garganta (Para uma Teoria dos Jogos Desportivos Colectivos, 1995), avançando na discussão da relevância, do lugar e do tempo do ensino dos gestos técnicos específicos de cada modalidade na citada proposta. Utilizando um conceito cultural de técnica corporal, a partir do qual deve ser considerado o significado de todo e qualquer movimento no seio de uma dada sociedade, pretende-se analisar o ensino dos gestos técnicos, não somente a partir da dimensão da eficiência, mas dentro de contextos culturais específicos, considerando-se também a eficácia simbólica. Para analisar o ensino dos esportes coletivos, este trabalho propõe uma estrutura pendular, que tem na sua base os princípios operacionais e na sua extremidade os gestos técnicos específicos de cada modalidade, passando pelas regras de ação. A intenção desse modelo é mostrar que, como um pêndulo em balanço, os princípios operacionais, na sua base, realizam um movimento menor do que na sua extremidade, onde se localizam os gestos técnicos. Isso sugere que estes gestos, em função de suas especificidades tanto técnicas como culturais, são mais variáveis que os princípios operacionais, básicos para todos os esportes coletivos. Com este modelo, espera-se contribuir com essa profícua e urgente discussão iniciada por Claude Bayer, Graça & Tavares e Julio Garganta. PALAVRAS-CHAVE: esporte coletivo, pedagogia do esporte.