Jogos Indígenas: Etnias Brasileiras Jogavam Bola Antes da Chegada de Charles Miller

Por: Vera Toledo de Camargo.

Ciência & Cultura - v.66 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

As atividades esportivas praticadas pelos povos indígenas sul-americanos é bem antiga. Pode-se afirmar que praticavam vários jogos antes da chegada dos colonizadores. Até os dias atuais, são várias as manifestações esportivas que fazem parte dos rituais desses povos, com destaque para aqueles realizados com bola, sendo o mais representativo o de bola com a cabeça, também conhecido como cabeçabol.

Esse jogo, chamado xikunahity (pronuncia-se zikunariti) na língua dos Paresi e hiara na língua dos Enawenê Nawê é parecido com o futebol mas, em lugar de chutar, as equipes devem cabecear a bola. Segundo as tradições indígenas, crianças e mulheres ficam de fora e o jogo é disputado em ocasiões especiais apenas pelos homens, com grande tradição nos povos Paresi, Salumã, Irántxe, Mamaidê e Enawenê-Nawê, todos do Mato Grosso.

Endereço: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252014000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.