Resumo

O desenvolvimento da Educação Física na 1 fase do 1 grau escolar carece de uma análise mais profunda. Faz-se necessária uma reflexão a respeito das atividades físicas propostas para as crianças desta fase, tendo em vista que, até recentemente, a preocupação com estas atividades esteve voltada para o seu desenvolvimento a partir da 2 fase do 1 grau. A inadequada formação profissional para o trabalho da Educação Física nesta etapa da vida escolar resulta em sérias deficiências pedagógicas, principalmente no que se refere a desconsideração da dimensão cultural e das relações entre escola-professor-aluno, na pratica destas atividades. O objetivo deste estudo foi contribuir para um redimensionamento da Educação Física nas ?1 POT. as? séries do 1 grau, a partir da análise e interpretação dos jogos da cultura infantil, utilizados como recurso pedagógico. O estudo foi desenvolvido em escolas da rede estadual de ensino de Campinas ? SP. No que concerne a metodologia este trabalho pode ser caracterizado como qualitativo, visto que os instrumentais analíticos utilizados, inspirados na ?Descrição Densa? nos termos de Geertz (sem contudo abarcar a dimensão etnográfica cara ao autor), buscam revelar práticas culturais pedagogicamente concebidas e aplicadas. Através desta análise cultural, verificou-se que há um avanço pedagógico na utilização dos jogos culturais infantis como conteúdo das aulas de Educação Física para a 1 fase escolar, o que significa que os professores pesquisados começam a levar em consideração os aspectos culturais da atividade física. ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

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