Jogos Infantis do Posto Administrativo Municipal de Napipine-cidade de Nampula

Por: Domingos Carlos Mirione, Gilberta Maria Lopes Sopa e Madalena Tirano Bive.

VIII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Send to Kindle


Resumo

O jogo é uma atividade polissêmica e presente em todas as sociedades com características específicas que vão passando de geração em geração, uns modernizando-se e outros desaparecendo. No Posto Administrativo de Napipine-Cidade de Nampula, Moçambique, é comum ver crianças praticando diversos jogos. O objetivo deste trabalho foi analisar o tipo de jogos praticados pelas crianças de 3 a 7 anos do referido Posto e o tipo de brinquedos usados. Para isto, recorreu-se à observação sistemática dos jogos praticados com base num guião. Os dados eram registados num diário de campo e foram processados no programa informático Statistical Package for Social Sciences versão 14.0 para se achar a frequência dos jogos. Da análise dos dados concluiu-se que os jogos praticados por crianças de 3 a 7 anos de idade do Posto Administrativo de Napipine são maioritariamente simbólicos e de construção, sendo as atividades de progenitores paternos as mais imitadas pelas crianças de sexo masculino e as atividades de progenitores maternos, as mais imitadas pelas crianças de sexo feminino. Os jogos praticados pelas crianças do sexo feminino estão relacionados principalmente com culinária e bonecas ao passo que os jogos praticados por crianças do sexo masculino estão relacionados com a condução e futebol. Observou-se uma predominância de brinquedos adaptados e construídos, sendo cafulus, areia, latas de refresco ou cerveja e pneus de moto, os materiais mais adaptados, o que sugere um cruzamento entre a antiguidade e a modernidade.

Endereço: http://motricidades.org/conference/index.php/cpqmh/8cpqmh/schedConf/presentations

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.