Jogos Livres na Educação Infantil: Uma Abordagem Semiótica

Por: Eliane Gomes da Silva, e .

Kinesis - v.33 - n.2 - 2015

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Resumo

Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.

Endereço: http://cascavel.cpd.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/20725

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