Jogos Mundiais da Natureza: Um Estudo das Transmissões Feitas Pela Televisão do Paraná

Por: Paulo Roberto Melo de Castro Nogueira.

211 páginas. 1998 28/12/1998

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho fez um estudo da cobertura feita por três emissoras de televisão do Paraná: a TV Bandeirantes, a Rede Paranaense (Globo) e o Grupo Paulo Pimentel (SBT). Foi investigado o verbal e o não verbal da cobertura realizada no período compreendido entre 01 de agosto e 06 de outubro de 1997 e entrevistados 18 profissionais que atuaram com pauteiros, editores e repórteres. Optou-se pela técnica da história oral (entrevistas) pela possibilidade de gerar posteriormente uma documentação específica. O período foi escolhido intencionalmente para permitir a busca de subsídios quando da transmissão por parte das emissoras de televisão antes, durante e após a realização dos Jogos Mundiais da Natureza. Fez-se uma clipagem eletrônica para auxiliar na análise das matérias veiculadas. Utilizou-se o método estruturalista, tendo na análise de conteúdo, instrumental investigativo para a pesquisa qualitativa, usando-se a abordagem crítica fixada no emissor. Concluiu-se que o espaço dado pelas emissoras de TV é importantíssimo para o desenvolvimento do esporte, mas as coberturas de eventos esportivos, normalmente, só são possíveis se houver recursos financeiros significativos para subsidiá-las. Por outro lado, percebe-se que muitos daqueles que dirigem as emissoras de televisão têm consciência da real importância do esporte na TV. Segundo protagonistas da cobertura telejornalística dos Jogos Mundiais da Natureza, o esporte é um dos maiores filões comerciais das emissoras de televisão, basta dar um atendimento especial aos eventos, com projetos bem feitos e bem executados para que o faturamento seja elevando. As contribuições dos profissionais para o desenvolvimento e a divulgação do esporte amador e profissional, em nível local, estadual e nacional através das emissoras de televisão são significativas, e que a participação de profissionais de educação física e do esporte na assessoria da produção de programas de telejornalismo esportivo, beneficiaria sobremaneira a qualidade da informação veiculada.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=385&listaDetalhes%5B%5D=385&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.