Jogos Olímpicos de 2016 e as Políticas Públicas de Esporte Educacional do Estado de São Paulo

Por: Viviane Ribeiro Paes.

140 páginas. 2014 21/02/2014

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Resumo

O esporte educacional constituiu-se de forma controversa na história política do País, por ser ele uma manifestação esportiva ampla, que abarca tanto competições baseadas na seletividade e conquista pelo melhor desempenho quanto projetos que visam o acesso e a democratização do esporte. Ao aproximarem-se os megaeventos esportivos no Brasil, a quantidade de discursos visando à ampliação e a promoção mais efetiva do esporte educacional, aumentam de forma exponencial. Ao pensar, portanto, na relevância de tal evento no contexto educacional do esporte, e a referência do estado de São Paulo na consecução de políticas públicas para o setor esportivo, o presente estudo teve o objetivo geral de investigar e analisar as políticas públicas de esporte educacional organizadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do estado de São Paulo (SELJ), considerando o contexto de realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Os objetivos secundários versaram sobre: investigar como se dão as políticas públicas de esporte educacional da SELJ, inquirir se essas políticas visam um modelo de formação cidadã e analisar o impacto dos Jogos Olímpicos de 2016 nesses modelos. Dessa forma, foi utilizada, como ferramenta de coleta de informações e análise, a triangulação de dados. Foi adotada a utilização de entrevista semiestruturada, diário de campo e pesquisa documental. Constatou-se que o esporte educacional nas ações da SELJ apresenta-se a partir de duplo viés, adotando em alguns casos os predicados do alto rendimento, em outros os de participação. A formação cidadã é referida como finalidade dos projetos do esporte educacional na Secretaria, todavia tal iniciativa não é acompanhada pelos programas de ação propostos. A realização dos Jogos Olímpicos no País provocou o acirramento de novos discursos de legitimação da piramidização das políticas de esporte educacional. Também foi notado o caráter imediato e o incremento de discursos e algumas ações para o segmento. Assim, o processo de formação cidadã por intermédio do esporte educacional nos programas da SELJ, em tempos de megaevento esportivo compreende um cenário paradoxal.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000927875&opt=1

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