Jogos Olímpicos Rio de Janeiro: Fatores Ligados Ao Desempenho Olímpico do Brasil Por Meio do Jornal Folha de São Paulo (2009-2016)

Por: Andressa Peloi Bernabé, Fernanda Caroline Ferreira, Matheus Chiconato Borges e .

XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar os fatores que influenciaram o desempenho olímpico do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016, isso através das reportagens publicadas no Jornal Folha de São Paulo (FSP), no período entre junho de 2009 a dezembro de 2016. Essa periodização histórica seccionada remete-se ao fato de que em 2009 houve a eleição do Brasil para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXI Olimpíada, e 2016, justifica-se por ser o ano de realização dos Jogos no Brasil. A partir do objetivo geral buscamos investigar, selecionar e analisar notícias que versassem sobre fatores de caráter esportivo, sociais, políticos, econômicos, entre outros, relacionados ao desempenho olímpico de uma nação durante a realização de uma edição dos Jogos. Conceitos como Jogos Olímpicos, Educação Olímpica, Legado Esportivo, Memória Hegemônica e Desempenho Olímpico foram utilizados como fundamentação teórica (PRONI, 2004; RUBIO, 2011; ALMEIDA, 2015). O processo metodológico ancorou-se na historiografia sobre imprensa (LUCCA, 2006; CRUZ e PEIXOTO, 2007) e ocorreu em quatro momentos: 1º) coleta das notícias nas edições do Jornal Folha de São Paulo; 2º) registro dos dados; 3º) organização dos dados para análise; e 4º) leitura e escrita analítica. A partir da realização dos três primeiros momentos, registramos o número de 2.987 notícias. Por meio deste levantamento pôde-se constatar que diversos temas são discutidos pela imprensa, logo não somente pelo viés esportivo, mas, também, a partir de outros elementos que submergem do esporte, como é o caso dos fatores influenciadores do desempenho olímpico de algumas nações, particularmente o do Brasil, que ocupou a décima terceira posição no quadro geral de medalhas. Entretanto, o desempenho pode ser observado para além do ranking de medalhas, neste sentido selecionamos os seguintes fatores influenciadores para serem comunicados como resultados da pesquisa: Investimentos; Planejamento das modalidades; Cultura Esportiva; Epidemias (saúde pública); e Fator Casa (sede).

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.