Jogos de Origem ou Descendência Indígena e Africana na Educação Física Escolar : Educação Para e nas Relações étnico-raciais.

Por: Clovis Claudino Bento.

104 páginas. 2012 24/02/2012

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo central buscar uma compreensão dos processos educativos que se desenvolveram na prática social de jogos de origem ou descendência indígena e africana no contexto de uma intervenção em aulas de Educação Física com os(as) educandos(as) do 4ª ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual localizada na cidade de São Carlos/SP, esperando de alguma maneira possibilitar e auxiliar com cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana e, também, a lei 11.645/2008 que inclui a História e a Culturas Indígenas, na Educação Básica. Entendemos que a Educação Física, assim como os demais componentes curriculares da Educação Básica, pode e deve incluir o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, possibilitando a valorização e o reconhecimento da diversidade étnico-raciais presente no Brasil. O desenvolvimento da pesquisa teve uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, buscando assim compreender o fenômeno a partir da experiência de jogo compartilhada na intervenção. Consideramos, com base nos registros em diários de campo, que o constante diálogo entre os educadores e os(as) educandos(as), a partir da prática social de jogos de origem ou descendência indígena e africana realizados no contexto das aulas de Educação Física, proporcionaram a construção de processos educativos relacionados a valorização, conhecimento e reconhecimento da cultura Indígena e Africana, estimulando os(as) envolvidos(as) a apresentarem os seus saberes, suas descobertas, suas indagações e curiosidades.

Endereço: http://www.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.bdtd.ufscar.br

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.