Jogos Para o Ensino de Conceitos Básicos Para a Leitura e Escrita de Deficientes Mentais Alfabetizáveis

Por: J. S. de Aguiar e M. H. Cirne de Toledo.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O valor da aprendizagem de conceitos básicos para a leitura, escrita e matemática, realizada em situações de jogo,é tradicionalmente reconhecido na educação infantil. Váriosteóricosagregam esses conceitos em categorias - espaço, tempo e quantidade - e mostram seus significados para a alfabetização da criança. O presente estudo tem por objetivos averiguar a influência de um programa de jogos recreativos sobre a aprendizagem de conceitos básicos à leitura e escrita em deficientes mentais alfabetizáveis e verificar sua generalização para situações do contexto escolar. Apesquisa tem duas amostras, uma estudada em 1997 e outra, em 1998. Essas amostras são constituídas por 23 sujeitos de oito a 17 anos de idade. Onze são do sexo masculino. Odelineamento utilizado é de pré-teste, treinamento, pós-teste e teste de generalização. No pré-teste e no pós-teste são utilizadas questões do Teste de Conceitos Básicos de Boehm (BTBC). Os resultados parciais apontam que os sujeitos de 1997 tinham, no pré-teste, maior domínio dos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de quantidadee tempo. Nageneralização essa seqüênciaocorreu naseguinteordem: espaço, tempo e quantidade. Os de 1998 tiveram, no pré-teste, maior domínio dos conceitos pertencentes à área de espaço, seguida da de tempo e quantidade. No pósteste, os conceitos sobre os quais os sujeitos tiveram maior domínio foram os da categoria de espaço, seguidos de quantidade e tempo. Nos testes de generalização, a ordem permaneceu sendo de espaço, tempo e quantidade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.