Jogos Populares Infantis Como Recurso Pedagógico da Educação Física Escolar de Primeiro Grau no Brasil

Por: Alexandre Moraes de Mello.

313 páginas. 1985 19/03/1985

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo levantar jogos populares infantis praticados em diferentes regiões geográficas do Brasil, e investigar suas características e contribuições para o desenvolvimento infantil. Baseado nos seus resultados esperava-se, com critérios científicos, proceder a indicação dessa modalidade de jogo como recurso pedagógico das aulas de Educação Física dirigidas ao 1º Grau, especialmente no seu primeiro segmento. No que se refere a metodologia, o estudo desenvolvido é caracterizado como "survey", nos termos descritos por Berlinger (1964), Ary , Jacobs e Razavieh (1972) e Van Dalen e Neyer (1979). Levantou-se jogos populares infantis praticados em 20 unidades da Federação, procurou-se elaborar um perfil desses jogos e, numa terceira etapa, estabeleceu-se a comparação entre os estímulos produzidos por esses jogos para o desenvolvimento infantil com os níveis de estimulação psicomotora recomendáveis por um painel de especialistas. Como resultado da pesquisa, foi levantado um total de 72 jogos populares infantis, superior em mais de 100% ao número descrito na literatura especializada disponível no Brasil. O estudo possibilitou a elaboração de um perfil dos jogos populares infantis praticados no Brasil quanto à área de jogo, periodicidade, número de participantes a cada rodada, sexo e idade das crianças que jogam. Comparando-se o trabalho psicomotor requerido na prática de jogos populares infantis com as indicações dos especialistas, verificou-se que a importância dessas atividades para o desenvolvimento infantil pode ser ressaltada. Com base nos resultados da pesquisa, recomendou-se incentivar de forma planejada, a prática dos jogos populares infantis, integrando-os aos programas de Educação Física Escolar de 1º Grau, o que contribuirá para atender às necessidades e interesses das crianças em idade escolar, além de possibilitar a preservação de valores culturais.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1337&listaDetalhes%5B%5D=1337&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.