Jogos Populares nas Aulas de Educação Física: Um Relato de Experiência a Partir do PIBID

Por: Antonio Hugo Moreira de Brito Junior, Francilene de Sousa Paurá, Gabriely Calaço de Oliveira, Ione Gonçalves de Oliveira, Liege Costa Dias e Raissa da Trindade Ferreira.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho corresponde a um relato de experiência sobre os jogos populares como conteúdo nas aulas de Educação Física partindo do pressuposto de que esse não é trabalhado como eixo específico. Teve como objetivo levar uma perspectiva da cultura popular e os aspectos históricos dos jogos e auxiliando no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos educandos. Para isso, realizamos uma experiência na Escola Municipal Senhor do Bonfim em uma turma de 4º ano composta por 15 alunos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a temática levantada é valorizada somente como recurso pedagógico para uma boa aceitação e participação dos alunos. Diante disso ressaltamos a necessidade do professor trabalhar os jogos populares na sua devida essência, não somente como meio, mas como um conteúdo da área da Educação Física.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.