Jogos Reduzidos e Condicionados: Influência dos Constrangimentos de Tarefa Sobre as Ações Táticas Individuais e Coletivas

Por: Davi Correia da Silva.

118 páginas. 2017 21/06/2017

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar o que diferencia taticamente os jogadores e as equipes com melhor desempenho esportivo em relação aos seus pares do mesmo nível competitivo em jogos reduzidos e condicionados. O instrumento utilizado para avaliar as ações táticas foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Os resultados demonstram que, em termos individuais, os jogadores com melhor desempenho realizaram mais ações táticas ofensivas e defensivas nos jogos com curingas em apoio interno. Nestes jogos, os jogadores com alto desempenho modificaram suas ações dentro do centro de jogo enquanto os jogadores com baixo desempenho realizaram mais ações táticas ofensivas fora do centro de jogo. Em termos coletivos, as equipes com melhor desempenho esportivo realizaram mais ações táticas ofensivas, e com mais qualidade, em relação às segundas e terceiras colocadas. Estas equipes realizaram mais ações táticas defensivas, e com mais qualidade, em relação às equipes com melhor desempenho. Ademais, as equipes com melhor desempenho foram mais eficazes nas movimentações ofensivas e defensivas em relação aos seus pares com pior desempenho. Conclui-se que os jogadores e as equipes com melhor desempenho esportivo se diferenciam dos seus pares nos comportamentos ofensivos e defensivos, o que demonstra que esses jogadores são capazes de adaptar melhor as movimentações mediante a manipulação dos constrangimentos nos jogos reduzidos e condicionados devido a maior compreensão que eles possuem sobre o jogo.

Endereço: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17825

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.