Jogos Tradicionais na Cidade de São Paulo: Recuperação e Análise da Sua Função Educacional.

Por: Adriana Friedmann Garkov.

249 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho resgata os Jogos Tradicionais na cidade de São Paulo a partir do começo do século até a década de oitenta e analisa a função que esses Jogos têm para a Educação, fundamentando-se na teoria piagetiana. Apresenta um panorama das diversas áreas e autores que se voltaram ao estudo do Jogo, detendo-se especificamente no trabalho de Piaget. Os diversos materiais bibliográficos encontrados, como as listagens de Jogos ou a descrição das regras dos Jogos, foram classificados sob a forma de pesquisas, levantamentos exploratórios, estudos de folcloristas e depoimentos pessoais. Com a organização desses dados, foi realizada uma análise da sua evolução. A partir dos conceitos de Jogo, Desenvolvimento e Aprendizagem foi realizada uma análise dos Jogos Tradicionais espontâneos de Regras e elaborado um instrumento metodológico para auxiliar no diagnóstico e na análise de cada jogo, com o intuito de mostrar assim, a sua utilidade na área da Educação. Este trabalho vem reforçar a importância do Jogo e a necessidade de estudos mais aprofundados nesta área. Tem como resultado a recuperação de um acervo lúdico-cultural e constituiu-se numa contribuição para o Projeto Internacional Antologia dos Jogos Tradicionais Infantis, organizado pelo OMEP e pelo Prof. Ivan Ivic da Iugoslávia.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1435&listaDetalhes%5B%5D=1435&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.