Jogos Tradicionais: Reprodução, Ampliação, Transformação e Criação da Cultura Corporal do Movimento

Por: e Tânia Mara Vieira Sampaio.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.1 - 2011

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Resumo

O estudo configura-se como pesquisa-ação, desenvolvido em duas escolas da Rede Pública Municipal em Angélica-MS, Brasil, nas quais se buscou trabalhar os jogos numa sequência didática dividida em quatro etapas––reprodução, ampliação, transformação e criação, tendo a metodologia resolução de problemas como estratégia de ação nas etapas de transformação e criação de jogos. Os resultados indicam que esses jogos configuram-se num importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física principalmente quando os conhecimentos da cultura corporal do movimento extra-escolar dos alunos são valorizados nas aulas. Ainda, os jogos tradicionais mostraram ser uma significativa possibilidade para reprodução, ampliação e transformação, contudo, a criação de novos jogos apresentou-se como uma ação difícil de ocorrer junto aos alunos das séries escolares e durante o período no qual o trabalho foi desenvolvido.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2770

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