Jornalismo Esportivo, Marketing e Colunismo Social: o Caso do Doping e da Punição da Tenista Russa Maria Sharapova

Por: e Elcio Cassola Padovez.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

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Resumo

Maria Sharapova é uma das atletas mais midiáticas e globais dos últimos tempos. Tênista bem sucedida, com cinco Grand Slams conquistados, inúmeros patrocínios pessoais e muito assediada em eventos do Jet Set internacional por sua beleza e influência, Maria pos sua imagem à prova ao anunciar, em coletiva em Los Angeles (EUA), ter sido flagrada no doping pelo uso da substância meldonium. O artigo abaixo analisa como veículos esportivos (Globo Esporte), de marketing esportivo (Máquina do Esporte e PropMark) e de colunismo social (Sônia Racy – Estadão) noticiaram os desdobramentos do caso, desde o anúncio, em 7 de março, o anúncio da suspensão de dois anos, em 8 de junho, e sua retirada das Olimpíadas, em 11 de julho. O conceito da cobertura espetacular de mídia, pelo fato de Sharapova ser uma atleta celebridade, também foi analisado nas 23 notícias encontradas sobre o objeto de estudo.

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

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