Jovens Futebolistas: Contribuição da Maturação e Variáveis Antropométricas no Desenvolvimento da Força Explosiva e Velocidade em Púberes e Pós-púberesdurante Três Meses de Treinamento

Por: Eduardo Henrique Frazilli Pascoal, e Thiago Mariano.

Conexões - v.8 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A força explosiva é uma variável importante no desempenho dos futebolistas. Logo, as manifestações são intervenientes no desempenho físico entre elas a agilidade, velocidade de deslocamentos e no salto vertical. Objetivo: estimar a contribuição da maturação biológica na variação da estatura, peso, percentual de gordura e das manifestações da produção de força explosiva (FE), força explosiva elástica (FEE) e força explosiva elástica reflexa (FEER) e velocidade em jovens do sexo masculino na faixa etária de 14 a 18 anos durante o período de três meses. Métodos: Participaram 21 atletas divididos em dois estágios de maturação (púberes e pós-púberes). Foram medidas o percentual de gordura, o peso e a estatura. O teste utilizado para mensurar a FE foi o Squat Jump (SJ), a FEE o Countermovement Jump (CMJ) e a FEER saltos verticais contínuos durante 5 segundos (CJ5s). Resultados: Dos dados obtidos as variáveis apresentaram comportamentos iguais quando comparamos o estágio maturacional dos atletas. Porém houve variações significantes no peso em ambos os estágios maturacionais e variância significativa do teste CJ5s e de velocidade em 20 metros nos atletas púberes. Conclusões: Concluiu-se que ocorreram alterações distintas em relação a variável estudada e estagio de maturação do atleta. As variáveis antropométricas variaram em conformidade com o que ocorre no processo de maturação dos indivíduos e os testes motores apresentaram resultados distintos no que se diz respeito a significância estatística sendo que o processo de incremento de força em púberes é maior do que em pós-púberes.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/547

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.