Judô na Educação Física Escolar: Realidade e Possibilidades

Por: , Claudio Kravchychyn, Douglas Yuji Takeda Violin, e .

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

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Resumo

omo disciplina ou conteúdo da disciplina de lutas, o judô tradicionalmente compõe o currículo de formação de professores de Educação Física no Brasil, mas sua efetiva aplicação na Educação Física escolar vem sendo pouco investigada. Assim, o estudo teve por objetivo analisar a aplicação do conteúdo judô por professores de escolas públicas estaduais de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 24 professores, atuantes há pelo menos um ano letivo na Rede Estadual de Ensino, que responderam a um questionário sobre suas experiências com o judô: extracurriculares, como aluno do ensino básico, na graduação e em sua prática pedagógica. Verificou-se grande oferta do judô como conteúdo dos cursos de licenciatura e, em contraponto, pouca ou nenhuma oferta na Educação Física escolar. Tais resultados indicam necessidade de maior convergência entre o Ensino Superior e a realidade escolar e de formação continuada aos professores da rede 

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