Resumo

Observou-se na última década o avanço da atuação dos profissionais em educação física em diversos segmentos de mercado. Como exemplo as empresas têm se beneficiado dos serviços desses profissionais em algumas situações buscando o desenvolvimento humano de seus funcionários. Para tanto faz-se necessário o alinhamento da formação profissional através das Instituições de Ensino Superior, no sentido de atenderem essas e outras demandas sociais. Diversas disciplinas que compõem a grade curricular dos cursos de educação física trazem em seus conteúdos os estudos relacionados ao lúdico e a ludicidade, dentre elas as disciplina de lazer e recreação que contribuem com a formação desse profissional. Nesse estudo foi relatada uma intervenção lúdico-pedagógica em ambiente corporativo na qual as atividades lúdicas foram utilizadas como forma de promover o autoconhecimento e buscavam preparar uma equipe de profissionais para enfrentar situações de mudança que ocorreram na organização. Partindo do questionamento a respeito da suficiente e adequada preparação do profissional em educação física para atuar em situações desta natureza, elegeu-se o depoimento dos participantes a respeito da experiência vivida como fonte de coleta de subsídios sobre os quais refletir com a finalidade de levantar temas e estratégias de ensino visando a formação desse profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário enviado por e-mail aos participantes de um treinamento empresarial e composto por quatro questões abertas que sofreram análise ideográfica e nomotética. A partir do discurso de 7 sujeitos observou-se um total de 51 unidades de significados, distribuídos em três categorias sendo 22 relativas ao conhecimento, 12 relativas às habilidades e 12 atitudinais. Os resultados obtidos têm o objetivo de subsidiar futuros profissionais em educação física para atuações no ambiente corporativo através das atividades lúdicas.

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