Lactato Sanguíneo em Atletas de Judô: Relato da Experiência de Coleta Durante Combates Sucessivos em Uma Competição Oficial

Por: Alexandre Velí Nunes, Cláudio R.e. Paiva, Rudnei de Andrade e Ulf Georg Klemt.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.4 - n.1 - 1998

Send to Kindle


Resumo

Este artigo é um relato de experiência que faz parte de uma investigação sobre a avaliação de atletas de judô de elite. Seu objetivo é comunicar à comunidade científica a metodologia utilizada, assim como descrever os procedimentos e as dificuldades encontradas na execução dessa metodologia. Nessa experiência, foram feitas 155 coletas de lactato sanguíneo em atletas de judô que participaram de uma competição internacional realizada em Porto Alegre, em julho de 1997. Os atletas da seleção gaúcha de judô, previamente selecionados (n = 21), submeteram-se à coleta de sangue do lóbulo da orelha antes e logo após os combates. Além desses, todos os atletas que participaram das lutas finais das respectivas categorias foram incentivados a submeter-se à coleta ao final do combate. Também foi verificada a FC dos atletas através de palpação radial em 15s, no momento da coleta de sangue. Utilizou-se o analisador de lactato portátil AccusportTM (Boehringer Mannheim Corp., Mannheim, Alemanha) com Test Strips BM Lactate e caneta com microlancetas descartáveis da mesma marca. Constatou-se que a utilização da metodologia e do equipamento acima descritos é apropriada para esse tipo de população e situação, e que os resultados encontrados podem contribuir para a avaliação da intensidade do esforço desses atletas.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921998000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.