Lateralidade e Equilíbrio em Crianças de 1ª a 3ª Série do Município de Descanso/sc - Diagnóstico e Proposta de Intervenção

Por: Rafael Forchezatto e Sandra Fachineto.

Cinergis - v.10 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O desenvolvimento motor é a continua alteração no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto à interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Assim, este estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento motor (lateralidade e equilíbrio) de crianças de 1ª a 3ª série, regularmente matriculadas em uma escola estadual e uma municipal do município de Descanso/SC e, a partir do diagnóstico, realizar uma proposta de intervenção em uma das escolas para a turma detectada com baixo desenvolvimento motor. Para análise do equilíbrio e da lateralidade foi usada a bateria de testes motores de Rosa Neto. No total foram avaliados 123 alunos, sendo 73 crianças da escola municipal e 50 da estadual. A análise de variância feita entre as séries apontou que a 2ª série da escola estadual apresentou grande diferença entre a idade motora e a cronológica. Após dois meses de intervenção com esta turma (20 alunos), o teste pareado apontou diferença significativa em relação ao pré-teste realizado, indicando que a idade motora se equiparou a idade cronológica. Conclui-se que a estimulação motora é fundamental na infância, pois irá garantir que esse período traga condições propícias para o desenvolvimento ao longo da vida adulta.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/920

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.