Lazer na Adolescencia: Uma Analise Sobre os Skatistas do Abc Paulista

Por: .

1997 16/10/1997

Send to Kindle


Resumo

Focalizei nesta pesquisa um grupo específico, composto em sua expressiva maioria por adolescentes: trata-se do enfoque nos praticantes de skate da região do ABC paulista (que envolve Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), atuantes em pistas próprias para tal prática e pertencentes à administração municipal destas cidades. Tal enfoque tem basicamente dois objetivos: a) contribuir para o entendimento da faixa etária adolescente, analisando as distintas manifestações pertinentes a tal fase da vida humana, contextualizadas em uma determinada realidade social; b) evidenciar a importância que assume o lazer (em especial vivência no âmbito do skate) na construção de um espaço de experimentação com possibilidades de se tornar extremamente rico, na composição do universo de valores e modo de vida do adolescente. Enquanto perspectiva metodológica, o estudo foi realizado no período que compreende os anos de 1995, 1996 e primeiro semestre de 1997, pretendendo realizar uma combinação ente pesquisas bibliográfica (utilizando estudos já publicados que tenham relação com o tema) e de campo (supondo a minha inserção enquanto pesquisador, no grupo estudado). O método de procedimento utilizado foi o estudo de caso sendo os dados coletados nos princípis de documentação direta, usufruindo-se da técnica de observação participante ou no ambiente real. Deste modo, foram promovidas entrevistas com os sujeitos pesquisados, onde depois se comparou sistematicamente tal material com as categorias de análise e pressupostos teóricos levantados anteriormente....Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000120876&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.