Resumo

O artigo a seguir descreve alguns dos elementos sugeridos para lazer e turismo alternativos, os quais são baseados na comunidade e no patrimônio locais, bem como oferecem às pessoas experiências mais autênticas e menos comerciais ou caras, com dimensões criativas e inovadoras. Uma implementação daquelas ideias descritas a partir de um estudo de caso de hospedagem urbana da nova e inovadora rede Abraham Hostels em Israel. O lazer e o turismo sustentáveis têm sido descritos como um turismo que é gerenciado de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável (Butler, 1999). Nesse contexto, é importante salientar que o ponto central dessa percepção é um desenvolvimento do turismo que leva em consideração a comunidade local e integra-se a ela. Esse desafio complexo é difícil de ser alcançado, especialmente em um turismo urbano em progressivo desenvolvimento e crescimento (Byrd, 2007; Clarkson, 1995; Gunn, 1994). Visto dessa forma, o desenvolvimento do turismo deve ser sensível a leques potencialmente amplos de interesses da comunidade local, a fim de evitar o fracasso do desenvolvimento industrial (Byrd, 2007; Clarkson, 1995). Considerando as expectativas crescentes dos consumidores de turismo e lazer por uma experiência única e especializada, e o altamente competitivo mercado de destinos, as organizações de hospedagem e hotelaria pretendem adaptar seus produtos e serviços turísticos à nova demanda, reforçando características que refletem a cultura local e a comunidade urbana (Enz et al., 2010). Essas tendências também são aparentes em hostels que passaram por uma transformação de imagem para atrair uma gama maior de segmentos de mercado, incluindo jovens viajantes (Rashid-Radha, 2015). Como resultado, a pressão para inovar a fim de obter sucesso e atender às novas exigências do mercado-alvo está crescendo incessantemente (Hall & Williams, 2008; Rashid-Radha, 2015). Inovações na gestão do turismo em geral e especialmente na gestão hoteleira foram identificadas como tarefas complexas e significativas (Chan et al., 2016). Estudos examinaram a relação entre inovação em hospedagem e turismo local e a capacidade de pequenos negócios empreendedores desenvolverem áreas especiais de destinação turística (Gelbman e Laven, 2015; Komppula, 2014). Enfatizou-se a importância dos recursos da destinação, a saber, patrimônio cultural e recursos naturais, como elementos que contribuem para atrair turistas e para sustentar a competitividade de um destino (Chin, Lo, Songan e Nair, 2014). 

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