Resumo

O grupo de estudo lazer, ecologia e aventura (GELEA), vinculado ao núcleo de recreação e lazer (NRL) e ao curso de educação física da Universidade Vila Velha / ES, vem ao longo dos seis anos desenvolvendo várias atividades de lazer no âmbito pedagógico, passando por questões ecológicas e de aventura. Acadêmicos, funcionários, professores da universidade supracitada, inclusive alunos do ensino fundamental das escolas adjacentes participam das atividades de aventura disponibilizadas como projeto de extensão. Procura-se neste trabalho identificar nos relatos dos sujeitos participantes das atividades de aventura algumas das suas percepções a cerca do trabalho desenvolvido. Para tal trabalho foi utilizada a metodologia descritiva exploratória, caracterizada pela abordagem qualitativa. Como ferramenta de coleta de dados aplicamos o questionário a quarenta acadêmicos pertencentes a instituição supracitada. A partir deste, foi feita uma categorização do discurso recorrente das falas dos sujeitos da pesquisa e um agrupamento das respostas. Assim, identificamos que no geral, os participantes perceberam as atividades de aventura oferecidas pelos organizadores de forma positiva e significativa ao seu desenvolvimento pessoal. Ora voltados à busca da formação profissional; ora voltados à busca do prazer momentâneo. De forma mais especificas as percepções dos participantes apontam cinco olhares: o primeiro em direção à organização, planejamento e formação profissional, ressaltando à área lazer de aventura como fértil à intervenção profissional; o segundo em direção à válvula de escape, saída da rotina, o contato com a natureza e a busca por novos lugares contemplativos; o terceiro em direção à atividade como um teste físico e psicológico, ressaltando o cansaço, as dificuldades, as derrotas e a possibilidade de superação; o quarto em direção aos medos, aos fantasmas, ressaltando os riscos imaginários; e o quinto em direção à alegria, felicidade, liberdade, amizade, ressaltando ainda a possibilidade de conciliar diversão com educação.