Resumo

Os acampamentos de férias, entendidos como equipamentos específicos de lazer, são instituições privadas, filantrópicas ou organizações não governamentais, nas quais a multidisciplinaridade pode ser vivenciada. São locais onde os sujeitos têm a oportunidade de conviver e trocar experiências com pessoas de faixas etárias e locais diferentes, além de experimentar múltiplas sensações, saindo da rotina das cidades. Apesar de a atividade ser realizada no Brasil desde meados da década de 1940, em várias instituições e com diferentes metodologias de trabalho, trata-se ainda de uma atividade que carece de fundamentação teórica relacionada aos estudos do lazer, que embase tanto a sua filosofia de trabalho quanto o processo de formação de seus profissionais. Tendo como referência a discussão sobre a temática da formação profissional em lazer e utilizando os estudos curriculares como pano de fundo para a discussão, este estudo pretendeu realizar uma reflexão sobre os acampamentos de férias, sobretudo em relação aos currículos dos cursos de formação profissional oferecidos por essas instituições. Assim, teve como objetivo descrever e analisar o currículo dos cursos de formação oferecidos por dois acampamentos de férias, realizados como parte das atividades do processo de seleção de seus profissionais. Além disso, na tentativa de descobrir o que o currículo desses cursos almeja, o estudo buscou identificar as estratégias metodológicas utilizadas, os conteúdos, as dinâmicas de trabalho, os objetivos dos cursos e as concepções de lazer desenvolvidas pelos profissionais responsáveis por esses cursos. Como metodologia, foram combinadas as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica foi norteada pelas teorias do currículo, por pesquisas sobre os acampamentos de férias e pelos estudos sobre a formação profissional em lazer. A pesquisa documental foi feita a partir do material impresso distribuído aos participantes no período dos cursos de formação, e a pesquisa de campo foi realizada através da observação estruturada e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis por ministrar os cursos. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Pude notar que ambos os cursos possuem uma estrutura organizacional semelhante e compartilham do objetivo de treinar e qualificar seus profissionais.

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