Lazer e Cultura Corporal: a Participação da Educação Física na Universidade da 3. Idade

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V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

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Resumo

O presente trabalho tem como meta propiciar discussões acerca do conceito de lazer, como a utilização do tempo "disponível" e sua relação com qualidade de vida dos idosos. Partindo de uma exploração de vivências motoras que compõem o vocabulário dos idosos, o que caracterizamos como cultura corporal, propõe-se o estímulo ao lazer como fator "revigorador" da corporiedade idosa. Este trabalho, que é realizado junto a Universidade da Terceira Idade da Universidade Metodista de Piracicaba em 02 módulos semestrais de 12 horas cada, tem como objetivo "educar" "os idosos, para entender a importância da ocupação do tempo disponível ou tempo livre com vivências motoras que lhes tragam prazer, como fator estimulador para o seu desenvolvimento afetivo-social, para sua vida. A proposta impulsiona o idoso a descobrir o "tempo disponível" para além do tempo de atividades diárias do cotidiano; que acontecem dentro de uma rotina organizada para sua sobrevivência. Neste sentido o lazer surge como uma proposta sempre original, organizada a partir do "querer"(desejo) e se concretiza a partir do "fazer"(vivências), isento de obrigatoriedade, e acima de tudo de livre escolha. 

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