Lazer e Educação Física Escolar: Análise da Proposta Curricular/currículo do Estado de São Paulo e da Produção Acadêmica no Período de 2003 a 2012

Por: Cinthia Lopes da Silva.

91 páginas. 2013 01/01/2013

Send to Kindle


Resumo

Tivemos como objetivo para este trabalho analisar a Proposta Curricular/Currículo do Estado de São Paulo para a disciplina de educação física, visando compreender qual o trato destinado ao lazer nestes documentos. Além disso, analisamos o que tem sido produzido em âmbito acadêmico, no Brasil, sobre lazer e educação física escolar, procurando possíveis relações e diferenças com o que mostram os documentos oficiais do estado. No Brasil há uma considerável produção acadêmica relacionada ao lazer e à educação física escolar acumulada há mais de 30 anos. No entanto, o que se espera do professor de educação física com relação ao lazer em sua disciplina na escola? Esta questão foi nosso ponto de partida para a realização desta pesquisa. Para isso, lançamos mão de pesquisas bibliográfica e documental, caracterizando este trabalho como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, segundo definições de Minayo (1994). Constatamos na Proposta Curricular/Currículo do Estado de São Paulo que o lazer só aparece como eixo temático relacionado ao trabalho e à ginástica laboral no terceiro ano do ensino médio, porém acreditamos que o lazer, conforme o conceito que escolhemos para embasar este trabalho, deve ser vivenciado em todos os anos escolares, em qualquer faixa etária, além de todos terem direito a essa vivência, como consta na Constituição de nosso País. Com relação aos resultados da pesquisa das dissertações e teses produzidas nos últimos dez anos (2003–2012), todos os trabalhos analisados, mesmo que com objetivos diferentes, tratam da questão do desenvolvimento de um ser humano integral, seja na escola, no lazer ou, mais especificamente, na educação física escolar. Os trabalhos analisados não mostram explicitamente o que se espera do professor de educação física com relação ao lazer nesta disciplina, porém todos se preocupam em enaltecer a educação física como um momento em que podem ocorrer diferentes práticas corporais, e que estas podem ser vivenciadas no lazer. Esperamos com este trabalho ter contribuído para a discussão sobre o lazer e sua aplicação na educação física escolar, colaborando para a compreensão de um lazer transformador, que desenvolva a consciência humana.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1107

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.