Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de trabalhadores de uma grande empresa de Minas Gerais (CEMIG), integrantes de sua associação recreativa (GREMIG), sobre espaços e ações de lazer ofertados, identificando os limites e as possibilidades dessas ações e uso dos espaços pelos trabalhadores que as vivenciam. A metodologia foi baseada em um estudo descritivo-quantitativo. Por se considerar apenas uma empresa, o estudo de caso foi escolhido como um dos métodos de pesquisa, utilizando-se também o método Survey, para levantamento das informações, realizado por questionário online semifechado. Os resultados apontaram que o lazer ofertado pela empresa é tido como opção para os trabalhadores, que conceituam o lazer ligado à qualidade de vida, divertimento, busca de satisfação, descanso e quebra de rotina. O lazer é mais vivenciado em fins de semana e em diferentes espaços, sendo a piscina o mais procurado. As principais atividades de lazer frequentadas são as festas de datas comemorativas e festa junina. Os motivos para procura dos programas de lazer estão ligados à qualidade de vida e interação social. Os trabalhadores reconhecem que os maiores benefícios para a empresa são a melhoria da imagem empresarial e do ambiente de trabalho. A distância de casa e a falta de tempo são as principais limitações para participação. Poucos trabalhadores opinam na formulação dos programas e não há uma avaliação formal. Assim, conclui-se que o trabalhador percebe que o lazer ofertado faz parte de sua rotina e que mesmo oferecido pela empresa/associação, é considerado como uma escolha pessoal. Porém, isso poderia ser mais completo, incluindo as premissas do efetivo direito ao lazer que leve em consideração as livres escolhas dos grupos de trabalhadores da empresa/associação.

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