Resumo

Em tempos de transformações societárias que acabam configurando a desumanidade e o empobrecimento da razão. Vemos a urgência da luta contra os obstáculos do desenvolvimento humano, principalmente na “luta ideológica”. E para isso faz necessária à renovação do marxismo, e o esforço teórico de Georg Lukács é importante para proposição de investigar as possibilidades da estética no lazer da Educação Física Brasileira. Para tal objetivo, abordamos as discussões que têm sido realizadas no campo da estética, procuramos de forma geral discorrer sobre as teorias da beleza afim de que pudéssemos diminuir a abstração do tema através de noções iniciais destas teorias. Em sequência procuramos abordar os aspectos gerais do balanço teórico realizado por Lukács na Filosofia, resultado de algumas investigações que apresentam a categoria da particularidade como elemento central da sua obra madura, para somente depois abordarmos discussões da estética luckasiana, com intuito de levantar alguns aspectos fundamentais sob os quais ela foi construída. Depois investigamos a produção acadêmica sobre estética no debate do lazer, no âmbito da Educação Física Brasileira para apresentar uma analise da produção do conhecimento sobre estética e o lazer. Este desafio consistiu em selecionar, mapear e analisar criticamente a produção acadêmica da área no que tange a esta temática, evidenciando como aparecem as contribuições marxistas de viés lukacsiano. Feitas as constatações de que há ausência deste debate na área, apresentamos as discussões conceituais do lazer a partir do trabalho e tempo livre. Por fim, apontamos para uma para a possibilidade de um novo tipo de intervenção que assumam o caráter de resistência e transgressão para questionar e pensar um Projeto de Emancipação Humana, através do embasamento teórico metodológico da estética marxista de Lukács.

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