Lazer e Projetos Sociais: a Experiência do Programa Gente em Primeiro Lugar e do Centro Cultural Dnar Rocha em Juiz de Fora/mg

Por: Juliana Gomes de Campos.

100 páginas. 2015 01/06/2015

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral conhecer a relação que os adolescentes participantes, a partir dos 12 anos, possuem com o Programa Gente em Primeiro Lugar. Para tanto, faz-se necessário: i) analisar a compatibilidade entre as propostas educacionais desenvolvidas pelo programa e a motivação e expectativa dos pais dos jovens participantes; ii) analisar se o lazer está inserido no programa e em quais momentos e maneiras ele acontece. Para alcance dos objetivos foi escolhido o Centro Cultural Dnar Rocha como unidade de pesquisa. Para alcance dos objetivos, inicialmente foi realizada revisão da literatura a respeito de Projetos Sociais, Lazer e Adolescência. A pesquisa bibliográfica indicou a necessidade de aprofundamento nos temas cidadania, inclusão/ exclusão social e vulnerabilidade. Foram analisados os documentos internos do Programa Gente em Primeiro Lugar e do Centro Cultural Dnar Rocha. O estudo de campo ocorreu na unidade escolhida e contou com observação participante e anotações em diário de campo. Foram realizadas um total de 18 entrevistas. Destas, 6 foram com adolescentes participantes do programa, 11 com os responsáveis e 1 com a gestora do espaço. As entrevistas revelaram a importância que o programa possui para estes adolescentes. Diante dos dados apresentados, entende-se que o campo desta pesquisa ainda possui possibilidades para trabalhos futuros ao possibilitar que sejam aprofundados as discussões acerca dos projetos sociais e do lazer. 

Endereço: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/pos_graduacao/estudos_do_lazer_mestrado__doutorado/defesa/575/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.