Resumo

Este documento apresenta a opinião das três primeiras turmas de formandos de Educação Física da Universidade Tuiuti do Paraná, habilitação em Lazer e Recreação. Com o objetivo de detectar deficiências para buscar melhoria da qualidade do Aprofundamento Lazer e Recreação. Utilizamos questionários com 20 questões investigatórias quanto às disciplinas, recursos (materiais, audiovisuais, bibliográficos), processos de avaliação, experiências, disponibilidade dos professores, estímulo à experiência, orientação do trabalho final e coordenação do curso e pedagógica. Para uma população de 19 alunos formandos 1/2001, 16 formandos 2/2001 e 15 formandos 1/2002, na última questão, a 20, solicitou-se que os alunos mencionassem os fatores que contribuíram para seu sucesso profissional; uma grande maioria, 78% mencionaram: saber planejar, competência, dedicação, responsabilidade, ética profissional, estar se atualizando e especializando. “O profissional desta área, formado em Educação Física não precisa ser dançarino, músico, artista plástico e nem bobo da corte, precisa desenvolver competências gerais e específicas para planejar, preparar, executar, orientar e avaliar as propostas ligadas à esta área” (Werneck et al. 2000).

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