Lazer e Turismo na Fronteira: Considerações a Partir das Cidades Gêmeas Jaguarão (rs, Brasil) e Río Branco (cerro Largo, Uruguai)

Por: Marcina Amália Nunes Moreira.

I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer - CBEL

Send to Kindle


Resumo

Localizado no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, Jaguarão (Brasil) limita- -se com Río Branco (Uruguai) através da Ponte Internacional Barão de Mauá, sob o rio Jaguarão. Segundo dados divulgados pelo Censo 2010 do IBGE20 Jaguarão conta com uma população de 27.942 habitantes distribuída por uma razoável trama urbana. Por sua vez, Río Branco (Uruguai) tem aspecto secundário e suas condições urbanas são carentes em infraestrutura básica. As condições econômicas de ambos os municípios têm relação com sua história e cultura fronteiriças sustentadas pelos avanços e retrocessos das guarnições militares, bem como pelas facilidades do transporte "uvial pelo rio Jaguarão. No entanto, a partir da inauguração dos free-shops em Río Branco, no ano de 2003, constatou-se um crescente "uxo de turistas para a cidade uruguaia, despontando Jaguarão como “cidade dormitório”.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.