Resumo

No projeto Universidade Cidadã, o lazer é âncora do desenvolvimento socioeconômico específico na área da tecnologia agrícola. Desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) em convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG), este projeto objetiva promover ações afetas aos conhecimentos integrados, inicialmente, das áreas de Educação Física, Engenharia de Alimentos, Fisioterapia e Nutrição. Prevê a implantação de unidades fabris articuladas com políticas socioeducativas e preventivas voltadas à qualidade de vida das comunidades envolvidas. A partir da relação lazer e produção agrícola, o projeto, iniciado neste semestre, desenvolverá atividades progressivas no decorrer de 3 a 4 anos em cada
cidade onde for implantado. Desse modo, os estudantes, professores e profissionais envolvidos poderão implementar e acompanhar o trabalho realizado com base na capacitação de lideranças .comunitárias como co-gestoras de ações multiplicadoras. Integrando projetos comunitários com atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias, no ano de 1999, realiza o diagnóstico da realidade para a implantação do projeto em 12 cidades mineiras. Com base neste diagnóstico, a partir do ano 2000, serão realizados treinamentos com lideranças comunitárias, atividades diversas e assessoramento das comunidades envolvidas. Nessa proposta, o lazer como fundamento da qualidade de vida, é considerado vivência privilegiada do lúdico. Esta visão implica a busca da qualificação de pessoas e de comunidades para mobilizar e organizar ações que possam contribuir para a superação de limites enfrentados para a concretização da alegria, do bem estar social e do desenvolvimento pessoal, econômico e cultural. Dentre outros limites,
o Projeto Universidade Cidadã objetiva lidar com a qualificação para o trabalho agrícola, o desemprego, o desperdício de alimentos, a fome, a desnutrição, problemas de saúde, necessidades da educação e de vivências de conteúdos culturais de lazer. Para tanto, alia parcerias importante a Universidade, a administração pública, instituições e grupos organizados de nossa sociedade, bem como lideranças locais atuantes em diferentes áreas.

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