Lazer, Educação Física e Adolescência

Por: Luciana Karine de Souza e Vagner Miranda da Conceição.

Licere - v.18 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de 18 adolescentes de uma escola pública de Ribeirão das Neves sobre lazer, educação física e da relação entre estas áreas. A fundamentação teórica teve como base a ciência interdisciplinar do desenvolvimento humano, os estudos do lazer e trabalhos empíricos sobre adolescência, educação física e lazer. A coleta de dados envolveu entrevista semiestruturada individual e, posteriormente, grupo focal com nove dos 18 estudantes. As respostas foram analisadas e geraram categorias temáticas semelhantes em sentido. O lazer para estes escolares é fazer o que gosta, diversão e liberdade. Críticas e anseios acerca da educação física foram referenciados, assim como a associação desta disciplina com atividade física. A relação lazer e educação física se dá pela diversão, fazer o que gosta e esportes/jogos. A vivência do lazer na escola pode promover o desenvolvimento do adolescente.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1049

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.