Lazer Educativo e Gratuito é Possível

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo


O presente texto trata de um relato de uma visita ao Planetário do Sesc/MG, realizada dentro de um shopping, na cidade de Contagem, no estado de Minas Gerais. Uma das bandeiras do Sesc/MG é justamente difundir o conhecimento, assim a visita é gratuita, confirmando o seu cunho social. A proposta do Planetário é motivar e instigar o visitante referente às questões relacionadas à astronomia. O espaço que o projeto oferece contempla o seu público em três espaços simultâneos: a Cúpula, o Stellarium e as oficinas pedagógicas. A Cúpula é um ambiente de simulação no qual o público pode ver o céu com o aparecimento de estrelas. Além disso, os participantes são convidados a entrar em uma grande viagem espacial para conhecer os planetas do nosso sistema solar, a lua, o sol entre outros. Já no Stellarium, o participante pode ver a projeção da Terra em um tempo real, como por exemplo, as constelações. Tudo isso através de recursos de um computador. E as oficinas pedagógicas contemplam o tema astronomia com a construção de paper toys (bonequinhos de papel) simulando um astronauta. Esses recursos são utilizados para facilitar a assimilação do conhecimento por parte dos visitantes. Esse projeto do Sesc tem como foco principal as escolas públicas da rede municipal e estadual, sendo oferecido gratuitamente para as escola e comunidade em geral. É um projeto itinerante que já levou conhecimento a várias cidades de Minas Gerais: Sete Lagoas, Santa Luzia, Araxá entre outras. O Planetário Sesc/MG utiliza das mais modernas tecnologias para conduzir o conhecimento através da prática de lazer para comunidades muitas das vezes em vulnerabilidade economicamente. Uma das questões mais abordadas pelo
sociólogo Renato Requixa é exatamente a do alto potencial educativo que as atividades de lazer podem ser portadoras e da necessidade do estímulo à prática do lazer, como um dos aspectos a serem considerados na educação para o lazer. Segundo Marcellino (1997), o lazer é portador de um duplo aspecto educativo veículo e objeto de educação. Sendo assim entendemos que a visita ao Planetário Sesc/MG é uma importante e instigante prática de lazer de forma gratuita e educativa. Consideramos também que essa abordagem de lazer desperta nos participantes sentimentos de curiosidade e de interesse para o campo escolar e acadêmico, como por exemplo, para estudos referentes à astronomia, geografia e física, portanto a visita ao Planetário é um veículo de conhecimento, objeto de aprendizagem que se utiliza de uma ferramenta de extrema importância que é o lazer. Fortalecendo a importância do duplo aspecto do lazer a educação para/ pelo lazer, de acordo com Marcellino (1997): o lazer é veículo privilegiado de educação; para a prática das atividades de lazer é necessário o aprendizado, o estímulo, a iniciação, que possibilitem a passagem de níveis menos elaborados, simples, para níveis mais elaborados, complexos, com o enriquecimento do espírito crítico, na prática ou na observação.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.