Lazer Engajado? - Reconhecendo Algumas Práticas Ciberativistas - Uma Análise das Ações em Torno da Tag #meganao no Twitter. Victor Andrade de Melo

Por: Juliana de Alencar Viana e .

Licere - v.12 - n.4 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este artigo objetiva discutir possíveis aproximações entre o ciberativismo e as práticas de lazer a partir da análise da mobilização contra a aprovação do Projeto de Lei de Crimes Digitais do senador Eduardo Azeredo. Buscando compreender as formas de organização, a estrutura e a dinâmica, procuramos desvendar as relações estabelecidas entre os atores em torno da tag #meganao no twitter. Como estratégia metodológica foi utilizada a Análise de Redes Sociais (com uso do software Ucinet) e a Análise de Conteúdo (com uso do software Atlas.ti). Percebeu-se que a utilização da rede para a articulação e a difusão de informações, com o intuito de mobilização, em prol de uma reivindicação, aponta para um uso do tempo de lazer que foge dos parâmetros mais comumente encontrados em uma sociedade de consumo, devendo, portanto, ser motivo de mais investigações por parte daqueles interessados no tema.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/resumos/licereV12N04_a3.html

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.