Lazer e Escola: Um Olhar Sobre as Representações Sociais no Tempo/ Espaço do Recreio

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

Este projeto de pesquisa se constrói a partir da minha experiência como professora de educação física escolar do ensino fundamental II (6ºao 9ºano)
da rede pública de um município da região metropolitana de Belo Horizonte e em Belo Horizonte (MG), onde iniciei as minhas observações e percepções sobre o ser aluno. Neste contexto, algumas indagações foram surgindo, questões como: Por qual motivo os alunos gostam tanto do recreio escolar? O que eles fazem no tempo/espaço do recreio? Quais são as práticas de lazer vivenciadas por eles neste tempo/espaço? Quais são as tensões que surgem entre eles? O que os alunos pensam sobre o lazer? O lazer vivenciado dentro da escola é o mesmo vivenciado fora dela? Qual a relação do sujeito aluno com as práticas de lazer? Qual o significado das vivências de lazer para os alunos? Será que há diferenças e semelhanças entre as práticas de lazer dos alunos de uma escola pública para uma escola particular? Nesse sentido, este projeto de pesquisa se propõe a investigar as práticas de lazer de um grupo de sujeitos ainda pouco estudados, os adolescentes e/ou jovens, tendo a escola como o lócus da pesquisa. Proponho um novo olhar sobre as relações estabelecidas entre os alunos jovens durante o tempo/ espaço do recreio escolar, as vivências de lazer experienciadas por eles e as representações sociais decorrentes dessas experiências. Compreender como se constituem as representações sociais de lazer dos alunos do 3ºciclo (6 ao 9 ano) de uma escola pública e de uma escola particular do município de Belo Horizonte (MG), buscando entender o que os alunos pensam sobre o lazer e qual o significado para eles das práticas de lazer vivenciadas durante o recreio escolar é objetivo geral da pesquisa, bem como objetivos específicos, identificar e descrever as práticas de lazer dos alunos durante o tempo/espaço do recreio escolar; identificar e descrever as vivências de lazer praticadas por eles fora da escola; entender o motivo pelo qual os alunos gostam do recreio; analisar as diferenças e semelhanças das vivências de lazer e suas representações na escola pública e na particular; descrever de que maneira o aluno enquanto sujeito social se apropria dos espaços da escola. A pesquisa será realizada em duas escolas, sendo uma pública municipal e outra particular. A escolha dessas duas escolas não será no sentido de comparar, pois são universos diferentes e distintos, mas sim de analisar as práticas de lazer dos alunos em suas particularida des. Para a coleta dos dados é necessário estarin loco, no recreio das escolas para observar, anotar, fotografar e entrevistar os alunos, obtendo as informações necessárias para uma análise mais fidedigna da realidade investigada.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.