Lazer, Esporte e Turismo: Importância e Uso das áreas Verdes Urbanas em Belém/brasil

Por: Auda Edileusa Piani Tavares, , Patrícia Thatyane Miranda Cabral, Silvio Lima Figueiredo e Wilker Ricardo de Medonça Nóbrega.

Licere - v.16 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Sobre a Obra

O artigo apresenta as análises da pesquisa realizada em parques e áreas verdes urbanos de uma cidade da Amazônia Brasileira, Belém. A pesquisa teve como objetivo explicitar as representações sobre as áreas verdes da cidade pelos seus usuários, em práticas de esporte e lazer, realizadas por residentes e turistas. Foram entrevistados usuários das áreas verdes, em entrevistas diretivas, porém abertas, e também observações em campo. Foram debatidos os conceitos de esporte-lazer, de áreas verdes e de espaços públicos urbanos, que produziram corpo analítico para os dados coletados. A pesquisa indica a crescente busca por espaços verdes nas cidades, a diversificação das práticas, e as necessidades dos usuários, e debate ainda a relação contraditória entre o meio urbano na Amazônia brasileira e os espaços verdes, percebendo a carência de espaços desse tipo e de políticas públicas para as demandas de seus usuários e de suas práticas.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV16N01_a6.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.