Lazer e Esportes em Aracajú - SE

Por: Acácio Santos Nascimento, , Angelo de Almeida Paz, Diogo Gomes Lobo, José Robson dos Santos, Manoela de Araújo Andrade, Maria Eugênia Lima Poderoso, Priscila Gomes Silva, Veruska dos Santos Costa e Wagner Oliveira.

Atlas do Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

Aracajú é nome de origem tupi que segundo alguns estudiosos da língua indígena, significa cajueiros dos papagaios. Nasceu do antigo povoado de Santo Antônio do Aracaju que por volta de 1800 já registrava alguns moradores e a existência de uma capelinha construída no alto do morro, que depois transformou-se na Colina de Santo Antônio. Por ser próxima à poderosa região política e econômica do Cotinguiba e por ter um ancoradouro, facilitando a entrada dos navios de maior porte, o Governador Inácio Barbosa através da resolução nº 413 de 17 de março de 1855, elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à condição de Cidade e sede da capital da província. Inicia-se assim o desenvolvimento econômico de Aracaju e em 1929 já contava com 170 logradouros e grande número de importantes edifícios segundo registros da época. Sus posição marítima privilegiada é banhada pelo Rio Sergipe. No limite norte encontra-se o município de Nossa Senhora do Socorro; no limite sul e oeste o município de São Cristóvão; e ao leste contornando a cidade, o Oceano Atlântico e o município da barra dos coqueiros. O último Censo em 2002 apontou cerca de 500.000 habitantes, distribuídos numa área de 176 Km². O comércio e a indústria do turismo são as principais atividades econômicas. Em termos de esporte, lazer e Educação Física há registros de memória disponíveis a partir da década de 1930.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.