Lazer e Esportes em Maceió - AL

Por: Bárbara Tenório Albuquerque Vital, Bruno cleiton, Cícero Oliveira dos Santos, Dantes Wanderlei Lima de Oliveira, , Jailson Elias dos Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes e .

Atlas do Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

Maceió surgiu na metade do século XVIII de um engenho de açúcar denominado Massayó, palavra de origem indígena, significando terra alagadiça. Em 05 de dezembro de 1815, o povoado é elevado à categoria de vila e logo após foi estabelecida como capital de Alagoas por possuir um movimentado porto e toda a infra-estrutura de uma capital. Quando da independência do Brasil, Alagoas já estava em pleno progresso, tendo o açúcar, como sua riqueza maior. Em 1831, surge o primeiro jornal impresso de Alagoas, mais precisamente em Maceió: o Íris Alagoense. Em 1849, mais uma conquista de Maceió, já como capital: o primeiro estabelecimento de ensino secundário, o Liceu Alagoano, até hoje em funcionamento. Antes mesmo da abolição da escravidão, Alagoas já estava na luta por este objetivo. Em setembro de 1881, foi instalada a Sociedade Libertadora Alagoana, que marcou época. Detinha dois jornais, o ‘Lincoln’ e o ‘Gutemberg’, ambos engajados na luta pelo fim da escravidão. O ideal republicano começou a surgir com o jornal ‘O Apóstolo’, em 1871, depois surgiu o ‘A República’. No final do século XIX começam a surgir às primeiras usinas, sendo a pioneira a usina Brasileiro, do francês Vandesmant, em Atalaia. Ao contrário da atividade industrial, a comercial teve seu início em Maceió, com o crescimento da população nos engenhos.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.