Lazer Esportivo Fundamento da Ecologia Humana Urbana

Por: Marcelo de Mello Andrade.

49 páginas. 1991

Send to Kindle


Resumo

O estudo trata da utilização do tempo pelos humanos em movimento tendo o lazer esportivo como sua mais legítima manifestação. É feita uma abordagem sociológica sob a ótica da ecologia humana e é estabelecida uma correlação dos valores ecológicos humanos urbanos e os do lazer esportivo. Os métodos e técnicas de abordagem utilizados são os da pesquisa fenomenológica-hermenêutica do pensamento sistêmico. São estudados obras, palavras, gestos, ações, símbolos, discursos que precisam ser compreendidos ou desenvolvidos em seus sentidos. A compreensão pressupõe uma interpretação, o conhecimento do que não se dá imediatamente. Nessa abordagem fenomenológica-hermenêutica predomina a visão existencial do homem (GAMBOA, 1989).Esse tratamento é desenvolvido em visão antropológica monista, onde o ser humano só o é em unicidade espírito psicossomática. São considerados valores históricos e sociais relacionados com a Educação Física e os esportes para formação e definição de um corpo de conhecimento dessas matérias. O lazer esportivo é considerado prioritariamente e não somente como corolário de um tempo de não trabalho. A utilização do binômio trabalho-lazer é analisada e justificada. Também são apresentados conceitos de esporte, rendimento, lazer esportivo e tempo, em relação ao trabalho-lazer, especialmente o lazer esportivo. O trabalho-lazer é considerado numa macro-visão em suas pertinências à economia e à administração. São apresentadas conclusões genéricas, relativas a todas as formas ideativas do estudo, mais cinco conclusões específicas e quinze prospectivas. É demonstrada aí a relação do lazer esportivo com a ecologia humana urbana.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1704&listaDetalhes%5B%5D=1704&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.