Resumo

Análise sobre a formação profissional no lazer, assumindo como ponto de partida a discussão sobre o papel desse fenômeno na sociedade atual, amplamente valorizado nos dias de hoje. Entretanto, essa importância do lazer é vinculada, sobretudo, à sua descoberta como essência de um fecundo e promissor mercado, capaz de gerar retornos expressivos para aqueles que detém as regras desse jogo social e político praticado em nosso contexto. Nesse sentido, a própria formação profissional no lazer é concebida como uma possibilidade de ascensão social e financeira, situação que reforça ainda mais a visão alienada desse fenômeno, enquanto um simples produto mercantilizado em nossa sociedade de consumo. Assim, os cursos e oficinas de atualização/reciclagem no lazer, geralmente, abrangem apenas os aspectos técnico-metodológicos da área, enfatizando o consumo a-crítico de atividades recreativas baseadas em modelos "tradicionais", que acabam por reforçar a dicotomia entre a teoria e a prática pedagógicas. Para mudar esse quadro, é fundamental buscar uma formação interdisciplinar no lazer com responsabilidade e autonomia, fazendo desse processo uma verdadeira "bricolage", desafio maior para a reconstrução lúdica dos papéis sociais dos sujeitos no interior da formação profissional aqui almejada.

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