Lazer e Juventude: Análise das Propagandas de Cerveja Veiculadas Pela Televisão

Por: , Marcela Oliveira e .

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas – lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.
 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11128/8653

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.