Lazer e Mídia no Cotidiano das Culturas Juvenis

Por: e .

Licere - v.10 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O texto relata pesquisa sobre representações sociais a respeito de lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante, com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e classistas (aspectos como classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e ambíguo, referido como uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante, como possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se possibilidades de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das políticas públicas para a juventude e o lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer. PALAVRAS-CHAVE: lazer. Mídia. Juventude. Cotidiano. Educação Física. Escola.

Endereço: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV10N01_a3.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.