Lazer na Escola: as Propostas Extra-classe de Interesses Físico/esportivos Como Opções de Lazer dos Alunos de 5ª à 8ª Séries – Ensino Fundamental – no Colégio Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, Pr.

Por: Aldemir Tortato e Ilse Lorena Von Borstel Galvão de Queirós.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.5 - n.10 - 2003

Send to Kindle


Resumo

O homem desde o princípio dos tempos sempre demonstrou a necessidade de atividades que possuíssem conotação lúdica e extrovertida que possibilitassem a expressar e liberar seu verdadeiro eu, quer no tempo de trabalho e de não trabalho. Essa forma natural de ser é uma necessidade das pessoas em geral, não apenas no período da infância, mas em toda a vida, pois: “O impulso lúdico humano distancia-se das brincadeiras dos animais porque é capaz de atuar com aparência. A aparência consiste em agir na ausência do objetivo real” (SANTIN, 1994:18). Sendo assim, podemos constatar que o ato de pensar e de imaginar de forma lúdica e recreativa é o que necessariamente diferencia o brincar humano dos demais seres vivos. Levando em consideração essa necessidade de diversão, prazer e liberação do homem na sociedade moderna, cada vez mais, surge a necessidade de atividades para o tempo de lazer das pessoas de maneira em geral e, para jovens em particular. Assim sendo, devemos ter em nossa sociedade locais e espaços que proporcionem atividades de diferentes áreas de interesses, com caráter lúdico e criativo para o “tempo livre” das pessoas, considerando sua importância na educação para e pelo lazer do ser humano.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/248

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.