Lazer na Escola: as Tensões Estabelecidas Entre os Processos de Escolarização e o Lazer em Um Colégio de Nível Médio/técnico

Por: Ubiratan Santos Pouzas.

Licere - v.20 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este estudo procurou entender algumas questões que envolvem a escolarização e o lazer no Colégio Técnico da UFMG (Coltec), as quais tensionam o cotidiano dessa escola. A partir de um levantamento bibliográfico, no intuito de contextualizar o problema a ser investigado, do emprego da Observação nas intermediações da instituição, e, posteriormente, do uso de Grupos Focais, estabeleceram-se três categorias, que foram exploradas no diálogo com as questões levantadas no estudo. A pesquisa revelou que os jovens vivenciam o lazer através dos interstícios escolares, brechas no tempo que encontram entre as aulas e em horário de almoço, e a partir de práticas transgressivas. O trabalho mostrou, ainda, que os jovens se constituem em distintos grupos culturais, marcados por afinidades e sociabilidades e que necessitam de incentivo aos diversos tipos de conhecimento que podem ser adquiridos na escola.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/4440

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.