Resumo

Trata-se de uma palestra desenvolvida no XII Seminário "O Lazer em  Debate", na qual se abordou a relação entre Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade, no  contexto atual das produções acadêmicas. Nesse sentido, se questionou os critérios  adotados para a avaliação dos trabalhos científicos, dentro do modelo que vigora entre a  maioria das universidades, os quais priorizam aspectos quantitativos e produtivistas em  detrimento da qualidade da sua produção. Diante do tempo exíguo para a realização das  pesquisas nos cursos de pós-graduação, principalmente no nível de mestrado, tem se  produzido trabalhos mais descritivos do que analíticos e interpretativos, sem  possibilidade de intervenções pertinentes na realidade social. No campo de estudos do  lazer, essa premissa se torna mais complicada, considerando sua interface com a cultura,  e a necessidade do desenvolvimento de estudos antropológicos. A inter e a  transdisciplinaridade comparecem como possibilidades necessárias para o  enfrentamento da complexidade das atividades que envolvem o contexto de estudos  acerca do lazer. Todavia, perante a uma perspectiva hegemônica que impõe leituras  simplificadas e ágeis diante da realidade pesquisada corre-se o risco de produzir  pesquisas pouco aprofundadas. Frente a isso, a discussão deste artigo problematiza a  concepção de ciência que se vem construindo, nos últimos tempos, e a qualidade do  conhecimento produzido diante das pressões do atual de sistema de avaliação das  universidades brasileiras. 

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