Lazer no Preto e Branco: Histórias de Integração do Negro Pelo Lazer e Animação Sociocultural Voluntária no Clube Palmares em Volta Redonda - RJ

Por: Carlos Gomes de Oliveira.

2012 16/02/2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física-UEM/UEL na linha Práticas, políticas e produção de conhecimento em Educação Física, trata da problemática da questão do lazer e do auxílio na recuperação da memória do Clube Palmares, que foi criado em 1964 para ser um espaço de inclusão do negro no lazer, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. O clube foi fundado diante da negativa dos negros serem aceitos nos clubes sociais da cidade, numa época de racismo menos nuançado. O objetivo geral desse trabalho é o de investigar a memória do Clube Palmares, e entender a sua importância na integração racial e na promoção de práticas culturais ligadas ao corpo, com um olhar no contexto político, social, econômico, quanto aos objetivos específicos, verificar como são desenvolvidas as intervenções por intermédio das possibilidades e limites da animação sociocultural no contexto do clube Palmares; disponibilizar este material para auxiliar novos trabalhos de pesquisa que busquem uma aproximação da problemática dos fundamentos do lazer em clubes sociais negros na tentativa de lutar por um equilíbrio entre o entendimento da teoria e a prática das atividades sistematizadas do lazer, atendendo as necessidades da população em geral. Os sujeitos da pesquisa são os integrantes do Clube Palmares e dependentes e na linha da ação participante, a coleta de dados históricos ocorreu mediante fonte oral, pela entrevista de sete pessoas que participam ativamente do clube. O trabalho foi complementado por documentos (fotos, blogs e recortes de jornal). Um levantamento foi realizado sobre a história do negro e algumas das principais ocorrências envolvendo o clube durante a sua história de lutas conseguidas por estratégias e por conscientização do negro sobre a sua real importância para o desenvolvimento do País. Por meio de ações diagnósticas durante as visitas realizadas ao Clube Palmares ficou claro que as lideranças possuem um grande conhecimento sobre a realidade da comunidade. Existe uma hierarquia na entidade e o respeito dos seus membros para com os sócios fundadores, é muito grande e a facilidade de diálogo favorece a circulação das hipóteses que necessitam ser discutidas. A estratégia de animação sociocultural do clube em realizar as intervenções por dinâmicas reflexivas visavam o trabalho coletivo com muito planejamento. Os jovens do clube começaram a atuar mais ativamente graças às experiências centradas na (ASC).

Endereço: http://nou-rau.uem.br/nou-rau/document/?code=vtls000199132

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.