Lazer e Recreação: Concepções dos Alunos de Um Curso de Graduação em Educação Física

Por: Heloisa Nogueira Cordeiro.

108 páginas. 2005 18/11/2005

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa ”Universidade, Docência e Formação de Professores”, e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação Física. Atualmente é grande o interesse sobre a temática lazer e recreação, principalmente nos cursos de Educação Física. Apesar desses estudos vislumbrarem o lazer e a recreação como possibilidades abrangentes na formação de um novo cidadão, notamos que os conteúdos difundidos nesses cursos se restringem a um único campo de interesse do lazer, o físico-esportivo, desconhecendo a diversidade cultural dos conteúdos que permeiam essa temática. A possibilidade de se estabelecer ações multidisciplinares sobre o lazer e a recreação se perdem com isso. Este estudo está fundamentado na concepção de lazer e recreação na visão de estudiosos da sociologia do lazer, como Dumazedier, Heloisa Bruhns, Bramante, Hélder Isayama, Christianne Werneck, e, em especial, Nélson Carvalho Marcellino, autor de inúmeras obras sobre o tema, e que tem contribuído muito para uma visão mais humanística e educativa do lazer. Fixamos como perspectiva metodológica deste estudo a investigação qualitativa, reconhecendo que pelos objetivos esta vertente nos levará a uma melhor contemplação dos dados. A análise desses dados nos mostra que as concepções de lazer e recreação dos alunos de graduação ainda são difusas, acríticas e poucos consistentes.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1427&listaDetalhes%5B%5D=1736&listaDetalhes%5B%5D=1814&listaDetalhes%5B%5D=1638&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.