Lazer e Saúde, nos Currículos dos Cursos de Graduação em Educação Física

Por: Agostinho Murinelli Bonfim e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os conteúdos desenvolvidos nos currículos de graduação em Educação Física, de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Lazer e Recreação, na sua relação com o tema saúde. Em termos metodológicos, o trabalho foi desenvolvido através da combinação entre as pesquisas bibliográfica e documental. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo. Os objetivos propostos nos projetos pedagógicos e nos programas das disciplinas, além das ementas, do conteúdo e da bibliografia, foram “categorias” de análise. Concluímos que o tema saúde, não é enfocado apenas pelo viés biológico, mas de modo mais amplo, em três das seis instituições pesquisadas. Constatamos que a relação existente entre os temas lazer e saúde, é analisada em somente duas das seis instituições. Deve-se ressaltar que esses números foram igualmente distribuídos, tanto no primeiro quanto no segundo caso, entre as instituições públicas e as particulares.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/720/724

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.